CRIATIVIDADE

ACOLHIMENTO

SOCIALIZAÇÃO

Nesse segmento, o Colégio Prudente proporciona ao estudante situações de aprendizagem, que visam o desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Incentivar a criatividade, respeitar pessoas, favorecer a descoberta, a autonomia e a socialização são prioridades na educação infantil.

As crianças de 1 a 3 anos são atendidas na UNIDADE 2, prédio exclusivo para elas, com espaços
elaborados como salas ambientes conforme as Referências Nacionais da Educação Infantil, que transformam as salas de aula em salas de aprendizagem onde a vivência de cada aluno é reconhecida e valorizada.

Já os alunos de 4 e 5 anos utilizam espaço exclusivo, construído adequadamente na Unidade 1 para atender a proposta pedagógica. 

[read more="Saiba mais" less="Fechar texto"]

Como é a rotina da Educação Infantil?
Considerada como um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitadora das percepções infantis sobre o tempo e o espaço, uma rotina clara e compreensível para as crianças é fator de segurança. A rotina pode orientar as ações das crianças, assim como dos professores, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer.

Por isso nossas tardes são programadas para abranger as necessidades das crianças, oferecendo atividades e materiais diversificados, em diferentes espaços, buscando a formação plena e o desenvolvimento integral de todas, através de muita brincadeira.

Roda da Conversa
Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças. Algumas delas, como a roda de conversas e o faz-de-conta, porém, constituem-se em situações privilegiadas para a explicitação das características pessoais, para a expressão dos sentimentos, emoções, conhecimentos, dúvidas e hipóteses quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens nas brincadeiras.

Registro
Trabalhamos com Projetos, ou seja, conjuntos de atividades que tratam de conhecimentos específicos, abrangendo as áreas de conhecimento citadas, a partir de um tema de necessidade e/ou interesse das crianças. A duração dos projetos pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. Comportam uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final. Precisam ser significativos, representar uma questão comum para todas e partir de uma indagação da realidade.

Educação Física
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

Biblioteca
A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Através de livros da literatura infantil, da freqüência à biblioteca escolar e das histórias contadas em sala e que atraem todas as crianças, além de incentivar o gosto pela leitura, aproveitamos para desenvolver o Conhecimento de Mundo e seus eixos de trabalho. Muitas histórias são contadas, recontadas, reescritas, dramatizadas…

Informática
Com o avanço da tecnologia, a Informática está cada vez mais presente em nosso cotidiano; portanto é inevitável trabalharmos sem utilizá-la, pois serve como mais uma ferramenta de auxílio para o enriquecimento dos projetos realizados em classe.

Parque
Tendo em vista a importância do brincar, levamos as brincadeiras “a sério”!
Nos momentos de parque, a casinha ganha vida, as crianças se fantasiam, criam e recriam papéis e situações, imitando o real, transformam-se em papais, mamães, filhinhos e filhinhas, princesas e príncipes, bruxas, lobos e porquinhos, heróis, bailarinas… Passeiam e viajam até o shopping, fazem festas e comemorações com bolos, brigadeiros, pizzas e sucos deliciosos – de areia.

No quiosque, na quadra e mesmo na sala, as brincadeiras se prolongam, de forma mais dirigida, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento de maneira mais específica e objetiva.

E são nestes muitos momentos de brincadeiras que podemos captar um pouco da essência de cada uma das crianças, com as quais temos o privilégio de conviver. Isso nos permite aprender, crescer e se renovar, sem deixar de ser criança…

Musicalização
O canto desempenha um papel de grande importância na Educação Musical Infantil, pois integra melodia, ritmo e – freqüentemente – harmonia, sendo excelente meio para o desenvolvimento da audição. Quando cantam, as crianças imitam o que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório de informações que posteriormente lhe permitirá criar e se comunicar por intermédio dessa linguagem.

Artes Plásticas
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar, ao utilizar materiais ao acaso, ao pintar os objetos, a criança pode utilizar-se das artes para expressar experiências sensíveis. As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos em suas experiências.

Inglês
As aulas de Inglês fazem parte do cotidiano das crianças, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento global do aluno. As atividades são constituídas de maior estímulo e conteúdo oral, por meio de músicas, jogos, brincadeiras e visitas em nossa sala de idiomas.

Lanche
O lanche da Educação Infantil segue um cardápio elaborado por nutricionista.
Com preparações diversificadas e preparadas com muito amor e carinho, nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos uma alimentação saudável.

O Trabalho com as Habilidades e Competências
Desde a Educação Infantil direcionamos o foco do processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências. Nossa escola inclui entre as suas responsabilidades, a de ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir, descrever, opinar, julgar, fazer generalizações…
Em todas as atividades o aluno não é absolutamente aquele estudante da educação tradicional, mas um aluno participante, ativo no processo de construção do conhecimento.

[/read]

unidade2

ed_inf_2

ed_inf_1