CRIATIVIDADE

ACOLHIMENTO

SOCIALIZAÇÃO

Nesse segmento o Colégio proporciona às crianças situações de aprendizagem que potencializam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo, emocional e cultural, transitando entre o cuidar e o educar.
Nossa proposta pedagógica é fundamentada nos recentes estudos sobre o desenvolvimento infantil e na Base Nacional Comum Curricular, respeitando a infância e sua singularidade.
Temos como premissa garantir o direito da criança de ser criança e protagonista do processo de aprendizagem, sendo a escola um ambiente que favorece as diferentes interações e experiências.
A Unidade Chácara atende as crianças do Infantil 2 ao Infantil 5, com um espaço privilegiado rodeado de árvores e animais.
A relação com a natureza é incentivada desde cedo, afim de estimular o respeito aos seres vivos, o cuidado com a natureza, além das responsabilidades relacionadas às ações de preservação do meio ambiente.
Os espaços são planejados para potencializar o brincar, a criatividade, a observação, o questionamento, a investigação e a construção de novos saberes, de modo que o lugar que a criança habita amplie seu olhar sobre as possibilidades de ações, interações, respeito as diferenças e ao meio ambiente.

UNIDADE 2

UNIDADE CHÁCARA

Como é a rotina da Educação Infantil?
Considerada como um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitadora das percepções infantis sobre o tempo e o espaço, uma rotina clara e compreensível é fator de segurança. A rotina orienta as ações das crianças e antecipa as situações que acontecerão.
Por isso, a rotina é planejada para abranger as necessidades das crianças, oferecendo experiências e materiais diversificados, em diferentes espaços, potencializando o desenvolvimento integral de todas, por meio de muitas brincadeiras e vivências.

Roda da Conversa
Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças. Algumas delas, como a roda de conversa contribuem para o desenvolvimento das habilidades de fala e escuta, além de ampliar o vocabulário, a capacidade de argumentação e o conhecimento de si e do outro.

Territórios do brincar
O brincar para nós é coisa séria! É incorporado no processo de aprendizagem a fim de propiciar experiências ricas e variadas, nas quais é possível adquirir ou desenvolver habilidades, conhecer os limites, as possibilidades do movimento, explorar o universo, aguçar a curiosidade, a imaginação, a criatividade e as interações.
Nesse sentido, o quintal ganha notoriedade, pela variedade de Territórios e por ampliar as possibilidades e vivências em meio a natureza.

Projeto Ciranda
Proposta pedagógica com estratégias que promovem um contexto de aprendizagens planejadas que proporcionam a participação, a interação, e a elaboração de hipóteses pelas crianças, favorecendo assim, a construção do sujeito e das diferentes linguagens.
As experiências vivenciadas são voltadas para o desenvolvimento das habilidades e competências, por meio das interações e das brincadeiras com objetivos de aprendizagem focados no desenvolvimento integral da criança.

Projeto Energia Kids
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada uma delas.

Hora da leitura
A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Por meio da leitura de diferentes gêneros de texto e de literatura para as crianças e com as crianças, além de incentivar o gosto pela leitura, aproveitamos para desenvolver o conhecimento de mundo, a fruição e o desfrute da própria literatura. São muitos os momentos de histórias contadas, recontadas, reescritas e dramatizadas.

Musicalização
As aulas de musicalização são lúdicas e dinâmicas, exploram noções de tempo, ritmo e melodia, sendo excelente meio para o desenvolvimento da audição e da oralidade. Quando cantam, as crianças imitam o que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório de informações que posteriormente lhe permitirá criar e se comunicar por intermédio dessa linguagem.

Múltiplas Artes
Os momentos de processo de criação nas diferentes linguagens da arte envolvem explorar materiais, formas, linhas, sons e movimentos corporais, entre outros.
As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos em suas experiências nas mais diferentes vertentes da arte.

Inglês
As aulas de Inglês fazem parte do cotidiano das crianças de forma lúdica, por meio de brincadeiras, jogos, histórias e vivências com objetivo de despertar o interesse da criança pelo idioma, com orientação do BES (Bilingual Education System).

Alimentação
Os alimentos são preparados diariamente na cozinha do Colégio seguindo critérios de controle de qualidade coordenados pela nutricionista responsável. Utilizamos uma variedade de alimentos a fim de estimular e ampliar o repertório alimentar da criança com uma alimentação saudável e nutritiva.