O mundo contemporâneo tem como uma das principais características a velocidade das mudanças induzidas pela produção de informações e desenvolvimento de novas tecnologias. O conhecimento está em constante reelaboração e aprender é uma preocupação que acompanhará o profissional por toda sua vida.

Por isso, além de proporcionar aos seus estudantes uma sólida base de conhecimentos, o colégio prepara o jovem para que possa, criticamente, assimilar novas informações e contextualizá-las em seu universo de experiências.

No Prudente cada aluno é visto como um ser de múltiplas dimensões. Aspectos sociais, intelectuais e afetivo-emocionais são determinantes no processo de aprendizagem. Esta concepção pressupõe mudanças radicais no papel do estudante, do professor e da escola. Nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Prudente, salas de aula são, na verdade, salas de aprendizagem, onde a vivência de cada indivíduo é reconhecida e valorizada. Ele buscará a construção de seu conhecimento, ao professor, cabe orientar esse processo.

No Ensino Médio, o Prudente oferece aos seus estudantes a formação e o preparo necessários para enfrentar os mais disputados vestibulares do País e, mais do que isso, possam ter o melhor desempenho no Ensino Superior e na profissão escolhida. Em 2022 foi implantado o Novo Ensino Médio.

Os diretores, coordenadores e professores do colégio participam de cursos de atualização e estão em contato permanente com as mais bem sucedidas experiências pedagógicas do País.

A partir do ano de 2006, a proposta pedagógica direcionou seu foco para o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e das competências, em lugar de centrá-la no desenvolvimento de conteúdos conceituais.

Fiel aos seus pressupostos pedagógicos, o Prudente consolidou-se como uma das escolas que oferecer ensino de vanguarda e de qualidade aos seus estudantes, dentro dos novos parâmetros da sociedade moderna.