CUIDADO

AFETO

BEM-ESTAR

Acolhemos os bebês e as crianças bem pequenas de maneira cuidadosa e com muito afeto, o cuidar e o educar estão integrados em nosso berçário.
Valorizamos o movimento livre, o desenvolvimento individual e coletivo de cada criança, o que as tornam únicas na forma de ser e estar.

Os princípios que norteiam nossa proposta pedagógica são:
• Laço afetivo entre o adulto e a criança
• Motricidade Livre
• Autonomia
• Saúde e Bem-estar

Os espaços na Unidade 2 são planejados especialmente para primeiríssima infância, com salas climatizadas e seguras.
Nossos ambientes são potentes e proporcionam infinitas possibilidades para as descobertas, experiências concretas, brincadeiras e interações, contribuindo para a construção de novos saberes de diferentes linguagens.
As crianças vivenciam momentos diversificados de maneira lúdica e que despertam diversas sensações, o conhecimento de si, do outro e do ambiente, respeitando o ritmo de cada um.

A sala de estimulação é um convite às crianças para a exploração e descobertas do seu corpo em movimento de maneira segura, com brinquedos apropriados, circuitos para movimento livre, espelho com barras entre outros.

A sala do faz de conta propicia o brincar, a experimentação, a imaginação em um ambiente lúdico e adequado para os pequenos.

As salas do soninho são áreas restritas do Colégio para o descanso adequado, com camas baixas Montessorianas que proporcionam maior segurança e liberdade. As roupas de cama são individuais e trocadas após o uso.

Na sala de banho e troca exclusiva do berçário o material de higiene é individualizado, cada criança tem seu kit com todos seus pertences. Às segundas-feiras as mamães enviam a toalha de banho que será utilizada durante a semana e devolvida às sextas-feiras.

Temos uma sala de amamentação para as mamães que tem a disponibilidade de vir ao colégio amamentar seu bebê.

Lactário exclusivo para o preparo das mamadeiras das crianças.

Nossa ampla área externa com espaços diversificados potencializa as vivências, o brincar e a relação da criança com o ambiente.

Acolhimento/adaptação
O processo de adaptação e acolhimento do bebê ou da criança bem pequena é acompanhado pela mamãe ou outro integrante da família, a fim de criar vínculos importantes de confiança, afeto e bem estar, além da troca de informações e construção das relações.
Esse período é diferente para cada criança, pois respeitamos as necessidades básicas e a individualidade, aumentando gradativamente seu período de permanência no Colégio e diminuindo o acompanhamento do integrante da família. Aconselhamos que a família se organize e disponibilize uma semana para esse processo.

Alimentação
Os alimentos são preparados diariamente na cozinha do Colégio seguindo critérios de controle de qualidade coordenados pela nutricionista responsável. Utilizamos uma variedade de alimentos a fim de estimular e ampliar o repertório alimentar do bebê.
O cardápio é balanceado e contempla todos os grupos alimentares (carboidratos, proteína de origem animal, leguminosas, frutas, verduras e legumes) e também alimentos integrais. Não utilizamos açúcar ou farinha branca nas preparações dos alimentos.
O mesmo é disponibilizado mensalmente aos pais de acordo com a fase alimentar da criança.
A transição alimentar segue a orientação de nossa equipe multidisciplinar (nutricionista, enfermeira e pediatra) e da família.

Horários flexíveis:
Nosso horário de atendimento é das 7h às 18h, são flexíveis, visando atender a necessidade de cada família.
Atendemos crianças de 4 meses a 2 anos.

 

Berçário (de 4 meses a aproximadamente 1 ano)
O bebê, capaz e atuante, precisa de um contexto que o apoie e o permita vivenciar a infância com liberdade e cuidados, para assim, descobrir o potencial do seu próprio corpo e entender, pouco a pouco e de maneira espontânea, como funcionam suas habilidades motoras.
Nesse processo o vínculo de confiança entre os bebês e os profissionais do Colégio é fundamental para que se sintam seguros, confortáveis e desenvolvam-se integralmente por meio do brincar.

Nossos diferenciais para essa faixa etária:
• Orientação e supervisão da equipe de saúde (pediatra, enfermeira e fonoaudióloga);
• Diretora pedagógica responsável pelo berçário;
• Número reduzido de crianças por berçarista;
• Musicalização com professora especialista;
• Trabalho de Psicomotricidade e Movimento com professora especialista;
• Shantala: técnica indiana de massagem, que acalma, melhora o sistema respiratório, previne doenças e cólicas, estimula a musculatura e faz com que o bebê aprenda novos movimentos, como abrir e fechar as mãos, pegar e soltar objetos, entre outros.

Maternal (de 1 a 2 anos)
A partir do momento que a criança aprende a andar começa a experimentar o mundo que a cerca de maneira encantadora e nessa fase ela amplia as interações e as possibilidades do brincar, assim damos ênfase ao desenvolvimento da motricidade ampla, dos sentidos, da linguagem, da construção da identidade e do processo de autonomia, por meio de vivências lúdicas, concretas e significativas.

Nossos diferenciais para essa faixa etária:
• Orientação e supervisão da equipe de saúde (pediatra e enfermeira);
• Professora responsável pela turma;
• Auxiliar de sala e ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil);
• Musicalização com professora especialista;
• Múltiplas Artes com professora especialista;
• Trabalho de Psicomotricidade e Movimento com professora especialista;
• Espaço acolhedor e adequado para que as crianças possam brincar, criar e recriar as vivências de aprendizagem.

Equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pautado na saúde e bem estar.