ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento, com carga horária total mínima de 1.200 horas.

Objetivos dos itinerários formativos:
• Aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas de conhecimento;
• Consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida;
• Promover a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade;
• Desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, no trabalho e na vida.

EIXOS ESTRUTURANTES

Visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea. Para tanto, buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

O novo ensino médio do Colégio Prudente conta com Itinerários Formativos nos quais os alunos terão autonomia para escolher sua área de conhecimento preferida, percorrendo uma trilha inteligente e dinâmica a partir dos Eixos Estruturantes propostos pela reforma. Cada aluno viverá uma nova experiência educacional voltada para uma formação única e instigante, garantindo sua autonomia, privilegiando as suas vocações e promovendo sua formação pessoal, profissional e cidadã.

Cada círculo representa uma área de conhecimento a ser percorrida pelo aluno, com exceção do Projeto de Vida que proporciona uma única trilha para todos os alunos.

PROJETO DE VIDA

HABILIDADES

COMPETÊNCIAS

INTERDISCIPLINARIDADE

O segmento tem por objetivo oferecer aos estudantes a formação e o preparo necessários para enfrentarem os mais disputados vestibulares do país, mais do que isso, proporciona o melhor desempenho no Ensino Superior e na profissão escolhida. Para tanto, os estudantes participam de provas interdisciplinares que desenvolvem habilidades e competências. A classificação do Colégio Prudente no ENEM corrobora essa meta.