BRINCAR E APRENDER
Brincar é vital, primordial e essencial. A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas.
Quanto mais conhecimento do próprio corpo, maiores serão as possibilidades em perceber, diferenciar e sentir o mundo ao seu redor. Na busca do conhecimento é onde se pode brincar, ou seja, estabelecer um espaço e tempo mágico, onde tudo é possível, um espaço confiável, onde a imaginação está o lugar e tempo propício para crescer e produzir cultura.
O jogo pode ser considerado uma das principais atividades da criança, é o elemento fundamental na formação do cidadão, pois possuem recursos capazes de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas, sociais, afetivas e psicomotoras da criança.
Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, a construção dos materiais (garrafas com papéis picados – pinos, bola de meia) a formação das garrafas, a criança é estimulada em sua inteligência corporal controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas.
O movimento de poder confeccionar o material que utilizaram para realizar a brincadeira foi de grande importância para as crianças, uma vez que participaram do processo coletivo de criação e desenvolveram inúmeras habilidades relacionadas a arte, linguagem e matemática.
CONSTRUÇÃO DO JOGO BOLICHE
HISTÓRIA: A GALINHA RUIVA