BRINCAR E APRENDER
Brincar é vital, primordial e essencial. A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas.
Quanto mais conhecimento do próprio corpo, maiores serão as possibilidades em perceber, diferenciar e sentir o mundo ao seu redor. Na busca do conhecimento é onde se pode brincar, ou seja, estabelecer um espaço e tempo mágico, onde tudo é possível, um espaço confiável, onde a imaginação está o lugar e tempo propício para crescer e produzir cultura.
O jogo pode ser considerado uma das principais atividades da criança, é o elemento fundamental na formação do cidadão, pois possuem recursos capazes de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas, sociais, afetivas e psicomotoras da criança.
Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, a construção dos materiais (garrafas com papéis picados – pinos, bola de meia) a formação das garrafas, a criança é estimulada em sua inteligência corporal controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas.
O movimento de poder confeccionar o material que utilizaram para realizar a brincadeira foi de grande importância para as crianças, uma vez que participaram do processo coletivo de criação e desenvolveram inúmeras habilidades relacionadas a arte, linguagem e matemática.
HISTÓRIA: A GALINHA RUIVA
Contar histórias para os alunos do infantil 5 faz parte da nossa rotina escolar. Com as histórias as crianças entram pela porta da imaginação e despertam sonhos, o que possibilita o crescimento integral das crianças.
Começamos lendo a história da “Galinha Ruiva”, os alunos acompanharam a história, contaram a sequência de fato, através das ilustrações e recontaram assim a história.
Em seguida realizamos a atividade da lista de personagens, onde os alunos foram questionados a falar as letras necessárias para a escrita do nome de cada animal. Continuamos a exploração da história lendo a receita do bolo de fubá da “Galinha Ruiva.” Juntos descobrimos os ingredientes necessários e suas quantidades. Surgiu então, o questionamento dos alunos quanto a fazer o bolo na escola.
O Infantil 5 A E 5 B, reuniram – se para fazer o bolo. As crianças ficaram encantadas com a descoberta que se juntarmos todos os ingredientes podemos ter um delicioso bolo.
Encerramos essa atividade experimentando o bolo durante o nosso lanche, teve criança que até repetiu…
Foi um sucesso o bolo de fubá da Galinha Ruiva !!!