É importante que desde as primeiras experiências com a geometria os alunos se familiarizem com as formas presentes no seu dia a dia, assim como aquelas encontradas em embalagens .
Explorar objetos livremente, fazer montagens, desmontar caixas , permite às crianças estabelecer relações de semelhanças, perceber diferenças, comparar tamanhos. Esta exploração possibilita novas percepções sobre os sólidos e amplia o conhecimento dessas formas pelos alunos.
Iniciamos a atividade explorando as embalagens durante a roda da conversa,onde cada aluno teve a portunidade de falar o que observou, em seguida os alunos escolhereram as embalagens e formaram grupos. Após deixar os alunos manipularem livremente as caixas, em grupos “discutiram” o que poderiam construir. A ideia é fazer um levantamento do que eles conseguem observar no sólido e qual vocabulário utilizam.
Após a construção, cada aluno registrou na folha como ficou a construção do seu grupo e socializaram o que cada grupo construiu, podendo então comparar e observarar o que é possível fazer com caixas de diferentes tamanhos e formatos.
Para ver todas as fotos, visite a nossa página do Facebook, clicando aqui!