Acompanhe as atividades dos nossos alunos do 3º ano A e B do Fundamental

Para ver o texto com todas as imagens é só clicar aqui!

Jogos e Brincadeiras introduzem a multiplicação 3°A e B

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Com jogos matemáticos proporcionamos alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que as crianças gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.

Os alunos dos 3ºs A e B, iniciaram as ideias de multiplicação através de jogos e brincadeiras. Após o conteúdo ter sido desenvolvido em sala de aula, com o uso do material dourado, as duas turmas “brincaram de multiplicar” nas aulas de Educação Física (jogo da memória) e nas dependências da escola de senha, com os produtos da tabuada.
Durante o desenvolvimento desse conteúdo, os alunos tiveram que resolver adições de números iguais; possibilidades; propriedade comutativa (a ordem dos fatores, não alteram o produto) e situações-problemas que envolveram as ideias da multiplicação.

Desenvolvendo a Habilidade Oral 3° ano B

O trabalho com a diversidade de gêneros textuais é muito importante, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura, oralidade e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises, sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.

Participar de situações de uso e reflexão sobre a linguagem oral levaram os alunos do 3º ano ao aprimoramento e desenvolvimento da habilidade oral, usando o gênero textual instrucional.

Depois de conhecerem, lerem e se apropriarem das características de um texto instrucional, os alunos, em dupla, foram brincar de dar e receber ordens, isto é, dar e receber instruções.
Foi muito engraçado e divertido!

Menino Maluquinho encanta os alunos do 3° ano A e B

Televisão, DVD, computador, internet e jogos eletrônicos. Esses têm sido os passatempos preferidos da garotada nos dias de hoje e uma das colaboradoras dessa tendência é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, a criança descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade. Ou seja: mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.

Os alunos do 3º ano A e B trabalharam com o livro: “O Menino Maluquinho”, do escritor Ziraldo.

Com a leitura desse livro, os alunos puderam conhecer palavras novas que não faziam parte de seu repertório, desenvolveram a leitura silenciosa e em voz alta durante as atividades na biblioteca, conheceram a vida e obras do escritor, escreveram suas próprias maluquices, além de se divertirem com as maluquices do Menino Maluquinho.

E, para encerrar o trabalho com o livro, os alunos assistiram o teatro: “O Menino Maluquinho” e vieram à caráter no Dia do Maluquinho, onde puderam usar a imaginação e vestir uma roupa bem maluca. Foi muito divertido!

3° ano B realiza experiências científicas que comprovam as propriedades da água

Os alunos do 3º ano A e B fizeram algumas experiências sobre as propriedades da água com o objetivo de estimular a elaboração de hipóteses e aguçar a curiosidade sobre o assunto estudado.
Nessa experiência, os alunos conheceram algumas propriedades da água, como: incolor, inodora e insípida e ainda tiveram a oportunidade de observar substâncias solúveis e insolúveis em água e o processo de filtração utilizado na separação de misturas.
Foi um momento muito produtivo!

3° B Faz experimentoteca de solos: conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas

Os alunos do 3º ano foram divididos em grupos e saíram pela escola para coletar diferentes tipos de solo.

Quando voltaram para sala, observaram e sentiram as diferenças de cada tipo de solo para depois estudarem a proposta do livro.

O objetivo desta experiência foi a comparação de diferentes tipos de solo, para identificar suas características comuns: presença de água, areia, argila que variam em proporção na constituição de cada solo.

As experiências nas aulas de Ciências incentivaram as crianças a observarem, imaginarem, elaborarem hipóteses e buscarem respostas.

Campeonato de tabuada agita 3º ano B

Os alunos do 3º ano brincaram e estudaram muito com as tabuadas.

Depois de compreenderem e representarem com desenhos e material dourado tabuadas chegou a hora dos alunos memorizarem. Para isso, nada melhor do que brincar!

E brincar de tabuada exigiu que os alunos estudassem, memorizassem e consequentemente tornassem ágeis para a solução de problemas matemáticos.

Rita e Celene/Setembro 2013