Eletricidade e Campeonato de Xadrez 2013 com o 5º ano do Ensino Fundamental

Campeonato de Xadrez 2013

“O jogo de xadrez não é meramente um divertimento ocioso; diversas e muitas valiosas qualidades da mente, úteis no decurso da vida humana, são adquiridas e fortalecidas por meio dele, de modo a tornarem-se hábitos preparados para todas as ocasiões; pois a vida é uma espécie de xadrez, na qual temos pontos a ganhar e competidores ou adversários a enfrentar, e na qual existe uma ampla variedade de acontecimentos bons e maus, que são, em certo grau, os efeitos da prudência ou a falta dela.”

Benjamin Franklin,in The Morals of Chess(1779)

x1

x2

x3

x4

Aula sobre Eletricidade – “Foi chocante’’

O estudo da eletricidade se iniciou na Antiguidade, por volta do século VI a.C., com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem observou o comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar. Ao atritar essa resina com tecido e/ou pele de animal, Tales percebeu que daquele processo surgia uma importante propriedade: o âmbar adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha e/ou pequenas penas de aves. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade. Usando uma bexiga e papéis picados os alunos do 5º ano reviveram essa experiência e descobriram que além dos papéis grudarem na bola, os cabelos ficam arrepiados…

e4

e3

e5

Circuito elétrico

Os alunos do 5º ano observaram e ouviram as explicações sobre um circuito elétrico confeccionado pelo Sr. Francisco.
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.”

e8

e7