Projeto “Eleições 2010”

Diante do cenário político vivido no país, os estudantes do 9º ano lançaram uma campanha eleitoral no Colégio Prudente de Moraes.

Foram definidos partidos com candidatos à Presidência, Senado e Deputados, que se debruçaram sobre problemas sociais e políticos, a fim de elaborar propostas de governo.

Durante as aulas de História, o professor Anderson Bondezan apresentou à classe o valor do poder executivo e do legislativo, assim como o que lhes compete dentro do governo. Destacou a importância de uma campanha pautada em valores éticos e morais.

Nas aulas de Português, a professora Andréa Pedroso destacou a importância da argumentação e fundamentação dos partidos, para tanto trabalhou textos de autores consagrados como Roberto Pompeu de Toledo e Celina Araújo. Como preparação ao debate que precedia às eleições, atentou para o valor da linguagem bem como da intencionalidade discursiva.

Para o dia da votação foi preparada, através de um software, a réplica de uma urna eletrônica nos moldes das usadas nas eleições convencionais – fato que encantou os pequenos eleitores.

As eleições no Colégio ocorreram no dia 01/10/2010, após uma campanha política expressiva, enriquecida pela gravação de um programa eleitoral apresentado a todos os alunos. A data escolhida favoreceu a promoção de uma atmosfera política no cenário estudantil, assim como no cenário nacional.

“Eleições 2010” foi um projeto interdisciplinar envolvendo Português, História e Informática que teve todo apoio da equipe de gestão.  Abrilhantado pela presença dos Excelentíssimos Srs. Geraldo Garcia e Gilmar Mazetto, que gentilmente, atenderam ao convite dos professores e se dispuseram a uma conversa agradável e produtiva com os alunos.

Foi gratificante perceber o interesse dos estudantes no acompanhamento da campanha política nacional, a atenção dispensada aos debates assistidos na TV e relatados em sala de aula, durante as discussões sobre o trabalho. Merece destaque o crescimento da turma no tocante à leitura formativa.

Reunidos ao término do projeto, os estudantes avaliaram as atividades desenvolvidas de uma maneira muito positiva, não obstante ao trabalho que tiveram. Dentre diversas considerações, destaco a do aluno Ricardo Fernandes que definiu o projeto eleições, como “um trabalho não apenas do 9º ano, mas que envolveu toda a comunidade Prudente de Moraes”.